
Democracia é o poder da maioria do povo, a nível de indivíduo, entregue a outros membros do povo que irão atuar nos 3 Poderes do Estado para que de forma mais centralizada o povo como um todo seja empoderado com bons serviços públicos a nível de indivíduo, para que todos juntos estejam permanentemente em boas condições de trabalhar no sentido do desenvolvimento econômico e social individual de cada um e do Estado, assim possibilitando um Progresso de acordo com os potencias do Estado (= povo, a soma de indivíduos, e do território onde habitam).
Início da democracia: Sólon, 594 – 593 – Apogeu da democracia: Pericles 443-429
Sólon lançou as bases da democracia ateniense com suas reformas voltadas para a justiça social e a participação política do povo. Péricles construiu sobre essas bases, aprimorando a democracia e promovendo a participação política entre amplas camadas da população, levando a uma era de ouro para Atenas.
Na época, em Atenas, não existiam eleições, nem nomeações ou concursos públicos para cargos públicos como temos hoje no Brasil e noutros países. A democracia, até alí, nem mesmo possuía 400 anos de existência e de provas práticas. Mas a democracia, desde que foi criada como solução para erguer e manter um Estado justo para todos, evoluiu a ponto de que todos os cidadãos livres de Atenas já tinham o direito de participar da política, seja através da participação na Assembleia ou através do sorteio para ocupar cargos públicos. A intenção era de encontrar e manter uma solução para uma administração pública justa e que levasse em conta os interesses de todos.
Observe, não queremos uma democracia como a da época da polis Atenas. O que queremos é uma democracia na qual os 3 Poderes forneçam resultados que empoderam o povo com boas condições de trabalho e de geração de renda, com bons serviços públicos de súde, segurança, educação, infra-estrutura de todo tipo, etc. Uma democracia que impeça diferenças salariais astronômicas daqueles que atuam nos 3 Poderes e daqueles que atuam nas áreas que exigem menos qualificações profissionais; que impeça nepotismos e outros tipos de corrupção, ex. vendas de sentenças por juízes; que impeça que juís criminoso seja punido com regalias (ficar sem trabalhar e recebendo seus salários-luxo); que impeça acúmulo de aposentadorias de membros dos 3 Poderes; que impeça orçamento secreto; impeça tudo aquilo de mal que é tradicional nos 3 Poderes do Brasil.
Todo Poder Emana do Povo
A Constituição estabelece como esse poder deverá ser exercido: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, indicados pelos eleitos ou concursados, nos termos desta Constituição“. Cada indivíduo dá seu voto de confiança para outros brasileiros (transferência de poder). Todos os cargos nos 3 Poderes estão preenchidos por brasileiros que devem trabalhar para o bem-estar de todos os brasileiros. Para tanto possuem regalias. Não podem corromper, nem serem corrompidos e precisam ser cidadãos de virtude.
A República é o governo do povo, e para que essa forma de governo funcione da melhor maneira, ela é regrada por leis adequadas. A República transforma-se em uma democracia, quando o governo foca nos mais pobres, pois o povo não é formado em sua maioria por pessoas ricas. Os mais fracos precisam de mais atenção do Estado. Não há problema algum em as decisões do Estado serem tomadas pelos mais pobres. Os problemas em uma democracia não se apresentam em razão de quem decide, mas sim como decidem. A soberania da democracia é fundamentada no indivíduo. O dono desta filosofia é Aristóteles, um grego que viveu no século IV a.C.. Seus ensinamentos ainda hoje servem como base para a gestão política-democrática. Ele viveu depois de Solon, o nobre que criou a primeira democracia do mundo, no século 6, ano 594/93 a.C..
Qualquer pessoa saudável sabe que o poder que emana do povo não é o poder da bagunça e da desordem, poder individual de fazer oque bem entender, mas sim o poder da Ordem e do Progresso em benefício de todos, por isso mesmo existem os códigos de leis para regulamentar a coexistência humana, unindo as forças, sem que poucos tirem proveito do Estado mais do que a maioria. A democracia que permite empoderar o povo com bons serviços públicos, molda o povo de forma justa. As leis servem para promover esse trabalho de empoderamento popular, para promover o progresso econômico e social ao nível mais individual possível na massa popular. Prevendo as necessidades mais individuas dos cidadãos é possível moldar a democracia para que seus 3 Poderes cooperem no sentido de fornecer bons serviços públicos a todos serem gerar diferenças entre cidadãos no uso dos recursos do Estado. Todo sistema que trabalhar para alcançar esse objetivo com virtude é um sistema democrático.
Ex. Um hospital público. Um indivíduo tem problema de coração, um outro tem problema de rins, um outro tem problema de estômago. O hospital atende cada indivíduo com seus específicos problemas. Porém os indivíduos precisam marcar uma data e hora para suas respectivas consultas. Desta forma o serviço atende a massa de cidadãos de forma individual. Assim funciona a soberania popular. Por isso mesmo toda democracia está fundamentada na soberania popular, por sua vêz a soberania popular tem seu fundamento no indivíduo. A democracia existe para, através de seus 3 Poderes, providenciar meios para o bem-estar individual.
O Brasil possui mesmo uma república democrática?
No Brasil os salários de brasileiros nos 3 Poderes chegam a ultrapassar em mais de 2.000 vêzes o salário mínimo de muitos outros brasileiros e a corrupção praticadas por brasileiros nos 3 Poderes é uma normalidade desde 1889, tendo tomado dimensões monstruosas no século 21.
Temos democracia ou tudo não passa de uma fachada para fortalecer poucos com muitos poderes políticos, legais, financeiros e sociais? Se informe, reflita e julgue, então aja como indivíduo. Você tem poderes para tanto, use-os! Você como indivíduo tem a responsabilidade de promover a democracia. Se você se deixar adestrar, você contribuirá para manter o Brasil preso na atual Ordem. Use as eleições de 2026 para iniciar a transformação da Ordem e libertar o Brasil. Vamos dar poderes (voto) somente à candidatos a reeleição que possuam histórico de combate a corrupção e à candidatos novos na política que se comprometam a combater a corrupção de forma impiedosa. Nada mais interessa, somente esse objetivos. Todos os outros são oriundos desse combate.
