
Não estamos em guerra, não temos que nos intrometer em guerra alheia, não precisamos reformar um exército para torná-lo o mais poderoso do continente, etc.. Por quê então tal dívida? Por quê foi possível endividar o Estado tanto assim, pagar os altíssimos salários das excelências nos 3 poderes, liberar orçamentos secretos e emenda parlamentares, mas nunca foi possível empoderar a massa popular com os devidos serviços públicos de saúde, educação, segurança, infra-estrutura de transportes, etc.. Em uma democracia de verdade TODO O PODER EMANA DO POVO e a democracia requer que o povo esteja sempre devidamente empoderado para dele surgirem líderes com virtude.
Em uma democracia, o poder que emana do povo é tipicamente dividido em três ramos distintos: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. O Executivo, liderado pelo Presidente eleito, executa as leis e políticas. O Legislativo, composto por representantes eleitos (como o Congresso ou Parlamento), cria as leis. O Judiciário, com juízes e tribunais, interpreta as leis e garante que sejam cumpridas. Estes três poderes devem trabalhar de forma independente, mas também colaborando em harmonia, para garantir o bom funcionamento do governo e proteger os direitos dos cidadãos.
Direitos dos cidadãos
Direito à não discriminação: a diferença entre a renda de brasileiros que servem ao povo nos 3 Poderes não pode ser tão grande quanto a renda de brasileiros da massa popular (povo) que trabalha na iniciativa privada sob as condições geradas pelos 3 Poderes. Os brasileiros do povo deram poder aos brasileiros nos 3 Poderes (demo: povo, cracia = poder) para que estes trabalhem para o bem-estar de todos. Não há vagas para todos trabalharem nos 3 Poderes. Mas no Brasil a democracia tem proporcionado aos brasileiros nos 3 Poderes que ganhem até mesmo mais de 2.000 vêzes do que os brasileiros que recebem um salário mínimo. Além disso, se membros do Poder Judiciário forem condenados pelo crime de corrupção, eles não precisam mais trabalhar, mas recebem gosdas aposentadorias compulsórias (muitos magistrados vedem sentenças).
E os Direitos a serviços públicos de qualidade? E o Direito a boas condições no mercado de trabalho para obterem trabalhos e gerarem renda suficiente para cobrirem as despesas da vida decente? Nunhum desses Direitos tem sido respeitados pelos 3 Poderes nem durantes as ditaduras e nem nos regimes que denominam democracia.
Direitos e mais Direitos, regras flexíveis e interpretáveis por quem chega aos Poderes. Equanto a massa de brasileiros não estiver devidamente empoderada com serviços públicos de boa qualidade, puderem gerar renda através do trabalho e desta renda formar no mínimo um pequeno patrimônio, o salário nos 3 Poderes forem tão superiores ao mínimo dos brasileiros, esse Direito não serve devidamente aos brasileiros. Se somos uma democracia, os brasileiros são o foco primário dos esforços do Estado.
Demo (=povo), cracia (= poder). Tudo diferente é fantasia para fazer o povo crêr de forma errada. São única e exclusivamente os resultados do trabalho dos 3 Poderes que valem para atestar o nível de democracia existente. O nível está tão baixo, sempre esteve tão baixo, que afirmar que somos uma democracia é o mesmo que crês que somos um Estado de Direito. Direito para quem ou que classe?
Adestraram a massa popular com esmolas sociais
O problema são os brasileiros, por mais que não tenham culpa de terem se tornado o problema. Eles foram adestrados para nem mesmo saberem que são o problema, pois eles, gerações após gerações, elegem gente sem virtude para manter o Brasil com aparências democráticas, gente que usurpa dos benefícios do poder que lhes é conferidos pelo povo nas eleições – TODO O PODER EMANA DO POVO. As elites dos 3 poderes colocaram a grande maioria de brasileiros nessa situação de deixa-los fazer o que eles querem, sem que se importem com as consequências para eles mesmos (os brasileiros) e o Brasil.

Desde as despesas pessoais do presidente, suas viagens internacionis, suas hospedagens em hotéis de super luxo, os salários, pinduricalhos e “horas extras” das excelências dos 3 poderes, nepotismo, orçamento secreto, emendas parlamentares, acúmulo de aposentadorias das excelências dos 3 poderes, o toma-lá-dá-cá, financiamento de projetos de ONGs sem utilidade, gestão e desenvolvimento sem planejamento demonstram a incompetência para a gestão dos recursos do povo brasileiro. Os salários de membros dos 3 Poderes (incluindo os benefícios, penduricalhos, retroativos, etc.) pode facilmente superar o salário mínimo de um brasileiro em mais de 2000 vêzes. Pois é, o povo está adestrado com salário mínimo e penduricalhos do tipo bolsa-família, minha-casa-minha vida, SUS, farmácia popular e INSS. Todos são de extrema inferioridade quando comparados com os respectivos benefícios de quem detém, autoridade que emana do povo.
A corrupção provoca todo tipo de criatividade sem utilidade para a população. Nos 3 Poderes comete-se crimes e eles quase sempre ficam impunes e a corrupção prospera.


Até mesmo muitas dessas autoridades nos três poderes consideram correto agir de forma corrupta, outras autoridades consideram correto não punir seus pares corruptos, outras autoridades, quando punem seus pares corruptos, o fazem somente afastando-os do cargo lhes concedendo aposentarias compulsórias de centenas de milhares de reais. É a corrupção que faz esses políticos sem virtude acharem que agindo assim, por mais que não esteja correto, é legítimo, pois para o Brasil não tem mesmo nada que dê jeito. Eles mentem, controem constituição federal, códigos de leis, se chamam de doutores, exigem que sejam chamados de excelências, mas o resultados de seus trabalhos mantém o Brasil preso na corrupção e os brasileiros adestrados para se comportarem adequadamente. Nas eleições conseguem facilmente gerar esperanças de bons dias, usurpam do poder popular, são eleitos, ganham tempo para finalizar seus mandatos e adquirirem direitos nesta “ordem” desordeira da “democracia” brasileira e propagam que vivemos em uma democracia e por isso ela precisa ser defendida a todos custo (lembrar o caso do 08.01.2023) e que TODO O PODER EMANA DO POVO. O povo precisa estar submisso à crença de que vivemos numa democracia.

O objetivo desta atual ordem não tem sido o progresso para o bem-estar do povo brasieiro. Se assim o fosse, o país não estaria endividado, brasileiros não precisariam de crédito consignado e nem todo esse volume de bolsa família. Se o brasileiro tivesse a ordem democrática que lhes é devida, eles estavam empoderados com bons serviços públicos de saúde, educação, segurança, transportes, etc. e a vasta maioria de brasileiros estaria em condições de gerar renda através de seu trabalho e assim teriam também condições de formar um pequeno patrimônio. Ninguém se rebelaria como no dia 08.01.2023. O Brasil tem uma dívida muito grande para com as gerações de brasileiros pobres e adestradas pelo sistema. O mais tardar desde a década de 60 que gente sem virtude nos 3 Poderes forçaram boa parte do povo brasileiro a se ator na pobreza, inventaram um tal de milagre econômico, super-endividaram o Brasil e criaram os altos salários para as excelências dos 3 poderes. Hoje as gerações que sucederam as excelências de outrora penalizam membros das gerações de outrora por terem se rebelado com mêdo do triste destino que que estão sendo forçadas a se submeterem. O sucesso das excelências nos altos escalões dos 3 poderes e o fracasso de quem não se submete ao que chamam de democracia com soberania popular, essa é a ordem impetrada no Brasil desde 1985. Para tanto possuem eles uma criatividade inovadora.
PREÂMBULO DA CONSTITUÇÃO BRASILEIRA
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Julgue você mesmo com qual seriedade levaram nossos anseios a sério. Os brasileiros numa luta de baixo para cima transformaram a ditadura em democracia. Mas vejam como os ex-líderes no regime de ditadura levaram nossos anseios a sério!
Basta conhecer o preâmbulo da constituição e comparar com o Brasil de hoje.
“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”
Esta constituição mais tem servido para empoderar os altos membros dos 3 Poderes com altos salários, pinduricalhos, horas extras astronomicamente bem pagas, acumular aposentadorias de membros dos 3 Poderes (ex. ex-presidentes), “legalizar” nepotismo, aposentar juiz criminoso (vendedor de sentença no Judiciário) com gordas aposentadorias, liberar orçamento secreto, emendas parlamentares, manter os brasileiros acorrentados na pobreza, dependendo de esmolas socias, etc.. Eles usaram o Direito para enfeitar o que chamam de democracia. Nunca tiveram como objetivo realmente empoderar os brasileiros com bons serviços públicos de qualidade e assim possibilitar os mesmos a unir forças para gerar o progresso ecômico cuja renda nacional possibilitasse os brasileiraos viver de seu trabalho, gerar sua reda, formar um pequeno patrimônio sem precisar das esmolas socias distribuídas sobretuto pelo PT sob o lema de eliminação da probreza.
Sarney, que cresceu nacionalmente na política sob proteção da ditadura, servindo a ditadura (ex. ele for presidente do partido dos militares – ARENA), assumiu o Brasil quando a luta popular (Diretas JÁ!) extinguiu a ditadura para dar lugar à democracia. No seu governo criaram a constituição ainda em vigor. Ele não fêz a transição para a democracia, mas sim ele repetiu a história da instauração da república no Brasil: usurpou dos objetivos do movimento das Diretas Já! que queria um Brasil com Ordem e Progresso para realizar seu projeto pessoal de poder e influência na política nacional. Ainda durante a Assembleia Constituinte em 1987 o Centrão e Sarney instituíram o lema corrupto do ‘é dando que se recebe’.

E o governo Sarney não se acanhava em escancarar como funcionaria a relação com o Centrão: “É fisiologismo mesmo”, disse uma fonte da Presidência da República, justisficando que o presidente Sarney terá que se valer de todos os instrumentos a seu alcance para impedir a redução de seu mandato em mais um ano”, informava o texto ‘Quem prefere 4 anos é meu inimigo”. “Nós não podemos manter a permanência dessa situação que eu diria intolerável”, afirmou ainda o porta-voz, concluindo que aqueles que participam do governo direta ou indiretamente não podem continuar assim se não têm identidade política com o governo”.
Fonte: O Estadao de 07/06/2019 >>>
Recentemente transformaram brasileiros decepcionados e revoltados em terroristas
O mêdo que as excelências dos 3 Poderes que governam o país sentem do povo é grande. Foi esse tipo de mêdo que a oligarquia sentia do povo na polis Athenas nos anos 595, 594 e 593 que fêz surgir a democracia. No Brasil trata-se a revolta popular do 08.01.2023 como ato de terrorismo, sob o pretexto de que estariam conspirando contra a democracia.
O jornal suíço NZZ publicou no dia 18.04.2025, 05.30 hr uma matéria (comentário) com o título ” Mêdo do povo: democracias se transformam cada vêz mais em Estados de magistrados.”

Nem mesmo na época do surgimento da democracia, no ano 594 a.C., quando as oligarquias da Polis Athenas possuíam poderes para até mesmo escravizar moradores de suas terras, eles não o fizeram quando estes se rebelaram por causa das difíceis situações de trabalho e de geração de renda que lhes foram impostas. Não, as oligarquias buscaram uma solução, esta solução foi encontrada e tal solução marca o início da democracia.
Mas no Brasil coleciona-se superlativos que não promovem nem a Ordem, nem o Progresso econômico: um dos países mais corruptos do mundo, já foi o país mais endividado do mundo, o país com a maio0r inflação do mundo, um dos países mais ricos do mundo, porém com alto grau de injustiça social onde poucos brasileiros detém a maior parte da renda e muitos viveram e ainda vivem em situação extrema de pobreza. A situação possui hoje uma aparência de sucesso do trabalho público, mas isso não passa de uma aparência. Muitos dos brasileiros em extrema situação de pobreza foram transformados em escravos dos maus serviços públicos e das esmolas sociais para justificar as grandes proezas sociais dos homens de Estado que nosso sistema com aparência de democracia tem gerado. E foram membros desse povo sofrido que no dia 08.01.2023 se rebelaram contra as maldades que os 3 Poderes vem cometendo com seus antepassados e agora com eles no mínimo desde 1960. E os 3 Poderes demonstram incompreensão para com a difícil situação na qual gestões passadas dos 3 Poderes produziram décadas após décadas resultados medíocres de seus trabalhos, gerando crises econômicas que destruiram vidas e bases de sustento econômico dos antepassados das gerações atuais. Nunca foram indenizados por isso.
No dia 08.01.2023 muitos membros das gerações atuais temiam os resultados do trabalho de gestão do governo eleito, o mesmo que causou os maiores escândalo de corrupção da história do Brasil das ditaduras e democracias. Se revoltaram e atacaram os prédios centrais dos 3 Poderes. Mesmo nesse momento, nenhum princípio/ordem jurídico/a surtiu efeito a ponto que algo fosse realizado para que esses brasileiros fossem protegidos da própria ira acumulada na alma por décadas de sofrimento. Mesmo assim, tal desordem tem sua origem nas décadas de desordem econômico-financeira e social causada pelos 3 Poderes nas vidas dos brasileiros da massa popular.
O adestramento do povo pelo sistema que nos forçam crer ser uma democracia já não mais surte o efeito de costume. O mêdo que agora os 3 Poderes sentem do povo é tão grande que usam o Direito que rege a atual Ordem constitucional desde 1988 para interpretar tudo como uma conspiração contra a democracia. Não adianta amordaçar a maioria do povo, gerar pobreza e adestrar os pobres, pois eles não aceitarão, por mais que a índole do brasileiro seja de paz, agora o povo já não mais aguenta tantas esperanças falsas, mentiras e resultados medíocres da gestão dos 3 Poderes desde que eles existem e agora estão se auto-superando em abuso de poder e corrupção (legalizada?).
Os 3 Poderes do Brasil geraram não somente uma dívida moral e ética gigantes para com seu povo, mas também uma dívida econômica estratosférica, pois abriu muitos precipícios econômicos para a maioria de famílias brasileiras cairem durante as diversas crises econômicas e financeiras geradas por esses 3 Poderes, cujas excelências nem durante as crises abdicavam dos seus luxuosos salários sempre muito acima da inflação, penduricalhos, horas extras, direito a condenação por crime de venda de sentenças sem prisão, mas com gorda aposentadoria, eleger sem a devida qualificação mulher de excelência a cargo de conselheira em tribunais de contas, aposentadorias acumuladas e tantas outras benesses de seus cargos. São poucos, mas muito influentes e poderosos brasileiros que usam seus cargo de confiança nos 3 Poderes para punir os brasileiros pelo Poder que lhes foi confiado. Quanto senso de responsabilidade, ética e gratidão!
Graças à esta constituição (1988) que permite muita desordem por parte dos 3 Poderes, que o Brasil foi afundado em quase todo o período de vigência desta ordem constitucional em dívidas, crises econômicas e muitos escândalos de corrupção envolvendo até mesmo presidentes da república.
Agora tratam como terroristas os brasileiros que em Janeiro de 2023 se revoltaram de forma expressiva, invadiram e depredaram prédios desses Poderes, locais do cultivo de regalias abusivas, muito resultado de trabalho medíocre e de corrupção (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal).

Com os resultados do trabalho político que vinham lhes afentando suas vidas, as esperanças enganosas de Lula e seu partido, as dores das gerações passadas de suas famílias, o mêdo do retorno da corrupção, do endividamento do Estado e de todas as consequências disso por Lula têr chegado ao Poder cometream um ato de desespero dia 08.01.23. Isso somente aconteceu, porque os membros das instituções de proteção fracassaram no âmbito de suas devidas responsabilidades. Quizeram mesmo proteger os prédios ou a intenção foi mesmo catalizar o desespero desses brasileiros para finalidades ideológicas?
A revolta do dia 08.01.2023 me faz lembrar também a revolta dos francêses em 1789
Isso me fêz lembrar a coragem do frencêses em 1789/1799 que, sob influência do movimento popular (o Iluminismo) se enojaram com os resultados do trabalho dos poderes da realeza a tal ponto que invadiram prisões, libertaram presos, invadiram o palácio real, prenderam o rei e outros membros do governo, instauraram um tribunal e os julgaram pelos seus maus resultados. Foi graças a essa revolução popular que surgiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada mesmo durante a revolução em 1789, que foram estabelecidos princípios fundamentais como liberdade, igualdade e fraternidade. A Revolução Francesa, com a sua Declaração, marcou um ponto de viragem na história dos direitos humanos, lançando as bases para um movimento global de reconhecimento e proteção dos direitos e liberdades individuais e coletivas. No Brasil a revoltas dos injustiçados, possibilitada pela falta de respinsabilidade de quem devia proteger tanto os orgãos públicos quanto o povo, é declarada pelos 3 Poderes (onde mais surgem escândalos de corrupção) como ato terrorista.
Em 2013 os brasileiros tomavam conhecimento do intolerável grau de corrupção em que nossa constituição e códigos de leis permitiram os 3 Poderes nos afundar.

Em 2020 os brasileiros tomavam conhecimento continuado do intolerável grau de corrupção em que nossa constituição e códigos de leis permitiram os 3 Poderes nos afundar.

Em 2025 os brasileiros tomam conhecimento do intolerável grau de corrupção em que nossa constituição e códigos de leis permitiram os 3 Poderes nos deixar afundados.

Os brasileiros não agoentam mais os resultados do trabalho dos 3 Poderes. Esses brasileiros são filhos de brasileiros massacrados pelos resultados medíocres do trabalho dos 3 Poderes o mais tardar desde 1960. São gerações que se desgraçaram com cada crise econômica desde 1960. Mas nenhum membro dos altos escalões dos 3 Poderes sofreram com as crises. Pelo contrário, nas décads de crise e alto endividamento internacional do Brasil surgiram as leis de empoderamento das excelências com astronomicos salários, pinduricalhos, horas extras, proteção de juíz que vebde sentenças, etc.. Agora brasileiros da massa popular (eleitores) são massacrados pelo Direito oriundo dessa constituição da era Sarney. E o que membros dos 3 Poderes tem feito com os brasileiros, como se chama isso? Ordem democrática? Não chamam de terrorismo contra o povo porque tudo está protegido pela constituição e os códigos de leis oriundos dela? Isso não pode ser chamado de democracia. Essas punições podem estar legalizadas pelo Direito que rege a atual Ordem, mas elas não são democráticas na essência.





Eles estão bem, vão estar sempre muito bem. E você com sua família?
Lula via se aposentar, assim como Sarney, Collor e dezenas de outras excelências dos 3 poderes o farão, vão acumular aposentadorias e outros benefícios e nunca arcam/rão com as consequências dos resultados que produziram. O povo arca sempre com as consequências desses resultados da gestão medíocre dos seus recursos. Há décadas trabalham com sucesso adestrando o povo, este que sabe sentir as dores, mas não tem mais energias e nem os conhecimentos para lutar, se rebelar contra tal ordem. Mesmo assim, somente o povo poderá mudar o Brasil.

As eleições de 2026 estão chegando e eu sinto que nada vai mudar de verdade. Crias antigas da política brasileira, nomes que lucraram com o sistema, agora engatam suas candidaturas. Gente que não possui um histórico de combate a corrupção, mas fala grosso contra a atual ordem.
Transformação
Nosso povo precisa acordar para a realidade. Não há soberania popular sem consciência reflexiva. Sem conhecimentos sobre democracia não haverá reflexão popular que o liberte os brasileiros do adestramento por elementos poderosos de uma democracia corrompida. Não contribua mais para empoderar os 3 Poderes com gente sem virtude.
Nosso povo corre novamente o alto risco de sair de um sistema de adestramento para entrar noutro. Nosso povo precisa assumir de vêz a soberania popular de nossa democracia ou, pelo menos, possuir a coragem de exigir que candidatos se comportem com virtude.

Se o povo continuar sem refletir, elegendo gente sem virtude, nada mudará e mais gerações serão escravizadas na cultura de quem vive adestrado acreditando que tem liberdade e vive em um sistema democrático.
O povo é a fonte de poder máxima de uma verdadeira democracia. O empodere e ele fará uma gestão verdadeiramente democrática de seus recursos.
Povo empoderado democraticamente desenvolve virtude na política, nos 3 Poderes. Democracia exige povo empoderado com educação, saúde, segurança, infra-estrutura de transporte, justiça social, etc.. O Brasil e sua massa popular nunca possuíram tais características. Mas, se TODO O PODER EMANA DO POVO por quê então mantém-se o povo brasileiro longe de uma boa educação, enfraquecido com salários mínimos e péssimos serviços públicos enquanto as excelências da democracia se consideram superior ao ponto de ganharem salários que chegam a ser mais de 2.000 vêzes superiores aos da maioria do povo? Isso não é democrático.
A crença em uma soberania popular, resumida na expressão TODO O PODER EMANA DO POVO, foi transmitida ao povo como realidade desde a constituição de 1934. Desde então todas as constituições brasileiras pregam a crença de que “todo o poder emana do povo”. Toda e qualquer autoridade nos 3 poderes deve poder ser vista como derivando-se dessa autoridade do povo, ou seja, toda e qualquer autoridade nos 3 poderes foi autorizada por essa fonte originária, que é o próprio povo.
O povo é a fonte de poder máxima de uma verdadeira democracia. Se o enfraqueçem e o matém enfraquecidos por gerações e lhes dão esmolas sociais, ele não sabe exigir outra coisa a não ser o Direito de têr tais esmolas.
Mas como TODO O PODER EMANA DO POVO? Como isso poder ser realidade, se a maioria do povo brasileiro é mantida controlada em situação de pobreza em que foi forçada a viver, uma forma de pobreza em que ela possui o suficiente para não morrer de forme, mas possuí muito pouco para ter acesso a serviços públicos de qualidade, formar patrimônio e contribuir para o progresso democrático, econômico e social bem como desenvolver virtude e consciência reflexiva (comportamento racional)?
É de uma massa popular com firme virtude que precisam sair os futuros líderes do Brasil. Vamos começar a mudar o Brasil a partir das próximas eleições.
EXIJA E VOTE somente nos candidatos que se comprometeram a combater a corrupção de forma impiedosa e que saibam explicar como combaterão a corrupção, se eleitos.
Se um candidato está conquistando a reeleição, verifique se ele já possuí histórico de combate a corrupção. Se não for o caso, NÃO VOTE NELE! Vamos eleger somente guerreiros contra a corrupção. Ela é a fonte de tudo errado no Brasil.
O Brasil depende de sua virtude para que ele se livre da ordem corrupta e então possua os três poderes que trabalhem para o bem-estar de cada brasileiro, ou seja, que garanta: direitos individuais fortemente protegidos, serviços públicos de boa qualidade, um bem-estar coletivo em alto nível e a participação de todos os indivíduos igualmente no fortalecimento do progresso econômico e dos resultados desse progresso.
